terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PREPOTÊNCIA

Pensar ser o maior ou melhor
Recusar a opinião dos demais
Enxergar só o próprio umbigo
Perguntar somente ao espelho teu
Ouvir unicamente a tua razão
Ter mania de tudo ser professor
Êxito dos outros aplaudir jamais
Negar a importância de um amigo
Considerar teu o que a vida te deu
Ignorar cada erro como uma lição
Achar que a vida é só esta estação...


(Wilson Madrid o Poeta Azul)

sábado, 24 de outubro de 2009

Os Olhos da alma



Durante toda minha vida, ouvi alguém falar que no momento em que começamos a trabalhar, adquirimos experiências das quais jamais serão esquecidas. Nunca dei muita importância pra este comentário.
Comecei há trabalhar faz três semanas, confesso que estou entusiasmada com essa minha nova fase. Apesar de ser um tempo curto, considero-me autorizada para confirmar o comentário acima.
Na terceira semana, passei por algo que não consigo tirar de minha cabeça. Pode não significar nada para vocês, porém há mim, causou um impacto emocional profundo e uma vontade exacerbada de viver.
Na terça, saí empolgada para mais um dia de trabalho, hoje seria uma oportunidade única, cobriria um evento importantíssimo. O palestrante era uma pessoa renomada na área da geografia e essa seria minha oportunidade de mostrar meu potencial. Entretanto, algo aconteceu na abertura do evento que, de fato conseguiu prender minha atenção, eram pessoas lindas, com sorrisos encantadores, vozes aveludadas, numa sincronia perfeita, porém havia um detalhe do qual não considero importante, pois parecia mínimo diante de tanta beleza.
Todos os componentes possuíam deficiência visual,alguns não enxergavam por completo, outros ainda conseguiam ver direções e cores, mesmo que não tão perfeitas.
Diante desta apresentação pude notar como somos pequenos, ingênuos e imaturos. Ao acharmos que a vida não é bela, que não possuímos potencial para lutar por aquilo que almejamos, que não temos capacidade de enxergar o outro como ele é, mais sim como queremos que ele seja.

Moral da história:
Muitas vezes, mesmo sem enxergar o colorido das coisas, podemos criar o nosso próprio colorido. E assim, dar a nossa vida um sabor.

(By Nicácia Souza)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Certas palavras


Certas palavras não podem ser ditas em qualquer lugar e hora qualquer.
Estritamente reservadas para companheiros de confiança,devem ser sacralmente pronunciadas em tom muito especial lá onde a polícia dos adultos não adivinha nem alcança.
Entretanto são palavras simples:definem partes do corpo, movimentos, atos do viver que só os grandes se permitem e a nós é defendido por sentença dos séculos.
E tudo é proibido. Então, falamos.

(Carlos Drummond de Andrade)

Rabiscos



Inúmeras vezes acordei assustada durante a noite, questionando Deus e a mim mesma, sobre meu dia-dia.
Diariamente surgem incertezas na minha cabeça, das quais se tornam mais complexas e conseqüentemente mais difíceis de serem solucionadas.
É tão fácil julgar o próximo, difícil é ser melhor que ele.
Não julgue os defeitos dos outros, enxergue os seus.
Antes de proferir qualquer palavra, pense mil vezes, pois todas elas possuem significados, muitos deles desagradáveis.
O cansaço surge com a repetição. Agradeço todos os dias por ser privilegiada em ter Deus como meu melhor amigo, tê-lo presente em todos os momentos da minha vida. Confesso de coração aberto todas as minhas mágoas, frustrações, aflições [...]
Deus é fiel, disso não tenho dúvidas.
Enfrentei obstáculos, dos quais imaginei ser impossível ultrapassá-los, desanimei incansáveis vezes, porém sempre tive certezas dentro de mim e até hoje nunca deixei de lutar por nenhuma delas. Se um dia eu perder, não vai ser por falta de tentativas.
Falando assim, até parece que já vivi muito. Entretanto, digo com certeza absoluta, posso não ter idade suficiente, porém durante meus 22 anos me considero uma mulher responsável, determinada e certa do que quero.
Independente de passar por momentos de falta de carinho, jamais deixei que meu coração derramasse lágrimas que não pudessem ser enxugadas.

Guardo todos os momentos como aprendizado.
Vivo cada dia como se fosse o último, com sabedoria e determinação.

O AMOR jamais deixará de florescer no meu peito.



( By Nicácia Souza)

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

É engraçado


É engraçado como momentos consigam ser esquecidos
É engraçado como as pessoas esquecem os conselhos recebidos
É engraçado como fazemos coisas sem pensar e depois nos arrependemos
É engraçado como as pessoas não percebem que você precisa delas naquele exato momento
É engraçado como palavras afetuosas tem o poder de salvar o teu dia
É engraçado como uma pessoa consegue te magoar, mesmo você implorando por carinho
É engraçado...


(By Nicácia Souza)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Não tente prever seu futuro


Prepotência nossa pensar que somos capazes de definir nosso futuro. Muitas vezes falamos: nunca farei isso, nunca passarei por aquilo, nunca deixarei chegar a esse ponto, nunca [...]
Onde queremos chegar com esse pensamento ingênuo e imaturo?
Somos meros seres humanos, controlados por sentimentos, momentos e emoções.
Não sabemos o dia de amanhã. Então, como podemos adivinhar se seremos ou não capazes de passar e de fazer?
Temos sim, o direito de fazer escolhas, porém, só o momento para nos dar respostas concretas e seguras.
Hoje, obtenho respostas claras das minhas escolhas e diante mão confesso meu arrependimento, de um dia ter sido tão ingênua, a ponto de acreditar que seria capaz de adivinhar o meu futuro.
Uma coisa é certa: passamos por aquilo que procuramos.
Sou feliz, porém, poderia ter sido muito mais, se tivesse pensado menos.

(Nicácia Souza)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Auto-confiança Zero


Estou prestes a explodir, sabe aqueles dias em que você age da forma mais correta e coerente ou pelo menos da maneira que acredita ser. E, de repente, sem mais nem menos se depara com uma montanha de coisas desabando em cima da sua cabeça e você não tem a menor idéia de como resolver, pois nem sabe como tudo isso começou.
Meu dia estava tranquilo, amanheci disposta,com um sorriso estampado no rosto, tudo estava correndo as mil maravilhas. Quando, achei que não era capaz de resolver algo sozinha e fui pedir ajuda, ao invés de ficar quieta e ouvir a explicação, cai na besteira de tentar mais uma vez, resolver da minha maneira. Pensei: Tentarei mais uma vez, só mais uma.
O meu maior defeito é achar que preciso sempre de alguém para me ajudar, sempre acho que não tenho capacidade.
Sem auto-confiança não somos nada.

(By Nicácia Souza)




domingo, 13 de setembro de 2009

Sinceridade X Franqueza


Inúmeras vezes somos pegos de surpresa, deixamos nosso coração falar mais alto, quando não devemos, falamos coisas que não deveria ser ditas naquele exato momento e como consequência, acabamos nos arrependendo, do ato não pensado.

Já perdi as contas de quantas vezes, me deixei levar pela emoção e pelo entusiasmo em ajudar o próximo e por fim acabo levando a pior.

Sou pisciana com muito orgulho,vivo o meu signo com intensidade, sinceridade é o meu nome, confesso que sou capaz de machucar pessoas verbalmente na tentativa de alertá-la sobre algo de ruim, que a mesma não está conseguindo enxergar.


(By Nicácia Souza)


Entretanto, em muitos momentos de nossas vidas, nos deparamos com situações em que se torna difícil sermos tão claros e explícitos em nossa sinceridade, pois poderíamos estar magoando alguém e isso é algo que não queremos.

Quando somos sinceros, mesmo dizendo a verdade, sem usar de total franqueza, isto é, se reverlarmos a crua e nua totalidade da franqueza, não estamos mentindo, pois estamos expressando o nosso verdadeiro modo de pensar. Apenas estamos omitindo algumas particularidades que naquele momento poderiam magoar o outro, e não queremos que isso aconteça.

É lógico que ninguém gosta de ser enganado, e portanto é importante conhecermos bem o outro para vermos quando poderemos ser totalmente sinceros com ele.

Por isso que eu digo nunca devemos falsear a verdade.

Só na franqueza, que é o MODO como expressamos nossa sinceridade, é que podemos poupar o outro , quando vemos que ele ainda não estar preparado para compreender a totalidade da verdade.

Não devemos mentir,apenas podemos omitir uma parte, e, aos pouquinhos, vamos conduzindo o pensamento daquela pessoa para que ela mesma, por si própria, possa amadurecer e vir, aos poucos, a aceitar a totalidade da verdade e da sinceridade. Isso será feito quando a mesma chegar oa seu tempo de amadurecimento e compreensão.


( Lúcia Lms - Recanto das letras)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

504




Dia 03 de setembro chegou, eba!! Esperanças renasceram, o coração acelerou, mãos gelaram, lágrimas surgiram no cantinho dos olhos.


Nosso corpo traduz o que a alma pensa. Os segundos iam passando e meus minutos diminuam, a felicidade e o medo tornavam mais frequentes dentro de mim.


Não conseguia mudar a direção do meu olhar, cada minuto passado tornavam-se cada vez mais únicos e eternos. Confesso que senti medo de não poder exergá-la novamente.


Às 12h quando a enfermeira trouxe a maca, meu céu desabou, tentei disfarçar minha angústia o máximo que pude, porém não consegui conter minha emoção, lágrimas me entregaram.


Sentia como se minha luz interior tivesse indo embora junto aquela maca.


A tarde foi passando, o pôr do sol surgindo e uma felicidade tomava conta de mim novamente, sentia que a minha luz estava voltando.


Por volta, das 17:30 surgiu um clarão na porta do 504 e uma alegria invadiu meu peito, imediatamente tive certeza de que ela voltara para iluminar minha vida.


Era minha querida mamãe, estava de volta.


Meu coração palpitava de tanta emoção. Em seguida, debruçei na janela e agradeci olhando para o céu: Deus obrigada pelo presente maravilhoso que me destes. Ei de ser digna, durante minha vida.






Mãe é uma só, dê valor enquanto há tempo!


Te amo mamãe!






(By Nicácia Souza)






domingo, 2 de agosto de 2009

Soneto do Amor total


Amo-te tanto, meu amor...não cante

O humano coração com mais verdade...

Amo-te como amigo e como amante

Numa sempre diversa realidade.


Amo-te afim, de um calmo amor prestante

E te amo além, presente na saudade.

Amo-te, enfim, com grande liberdade

Dentro da eternidade e a cada instante.


Amo-te como um bicho, simplesmente

De um amor sem mistério e sem virtude

Com um desejo maciço e permanente.


E de te amar assim, muito e amiúde

É que um dia em teu corpo de repente

Hei de morrer de amar mais do que pude.



(Vinicius de Moraes)

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Feliz dia do amigo (20/07)


A palavra amigo é usada de maneira muito ampla pela maioria de nós.
Apresentamos como amigos os colegas de escola ou de faculdade; os colegas de trabalho, os amigos que conosco praticam esporte, ou aqueles com quem nos relacionamos em várias atividades.
E é bom que assim seja, pois ao chamarmos de amigos, de alguma forma os aceitamos, e passamos a tentar conviver bem com eles.
Mas será que esses são os nossos verdadeiros amigos? Será que nós somos os verdadeiros amigos dessas pessoas?
Nossos verdadeiros amigos têm uma real conexão conosco. São aqueles que realmente gostam de nós e de quem nós gostamos verdadeiramente.
O verdadeiro amigo nos aceita como somos, mas não deixa de nos dar conselhos para que mudemos, sempre para melhor. E nós aceitamos esses conselhos porque sabemos que vêm de quem se importa conosco.
O verdadeiro amigo se alegra com nossas alegrias, com nossos sucessos e torce pela realização de nossos sonhos.
O verdadeiro amigo preocupa-se quando estamos tristes e, frente a situações difíceis para nós, está sempre disposto a ajudar.
O verdadeiro amigo não precisa estar presente em nossas vidas todos os dias, mas sabemos que está ao nosso alcance quando sentirmos saudades, quando quisermos saber se ele está bem, ou quando precisarmos dele.
Distâncias não encerram amizades sólidas, em uma época onde a comunicação é tão fácil. Mas, mesmo sem um contato constante, o sentimento de afeto não se abala.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Se cativamos um amigo, então somos responsáveis por essa amizade. Devemos saber retribuir as atenções e o carinho recebidos, com a mesma dedicação.
Afinal, a real amizade é como uma estrada de duas mãos: nos dois sentidos os sentimentos são semelhantes.
Com o verdadeiro amigo temos a chance de praticar o real amor para com o próximo, ainda tão difícil de praticar com todos, como Jesus recomendou.
Temos a chance de praticar o perdão, pois nosso caro amigo tem o direito de errar como qualquer ser humano o tem. E, se errar conosco, que o perdoemos, pois amanhã talvez sejamos nós a pedir perdão.
Jesus e Seus apóstolos formaram um grupo de dedicados amigos. Muitos deles, sem se conhecerem previamente, desenvolveram, naqueles curtos três anos da pregação do Mestre, uma amizade que duraria até o fim de suas vidas.
Quando, após a morte de Jesus, se viram aparentemente sozinhos, ajudaram-se mutuamente, deram forças uns aos outros para a dura missão que teriam pela frente.
Amigos são verdadeiros presentes que Deus nos dá. Muitas vezes são antigos companheiros de jornada que reencontramos, para que continuemos juntos, nos apoiando nesta nova caminhada.
Não busquemos quantidade, mas, sim, a qualidade, certos de que a verdadeira amizade deve ser cultivada e cuidada como algo de real valor em nossa vida, algo que não nos pode ser tirado, e que levaremos conosco eternamente.
Um feliz dia dos amigos para vocês que considero meus amigos de verdade. AMO VOCÊS.


Beijão

quarta-feira, 15 de julho de 2009

"Amigo" das noites


O líquido de cor profunda,sabores e aromas inigualáveis. Em alguns casos, utilizado como efeito protetivo para manter a saúde cardíaca.

Porém, quando utilizado de maneira exagerada,incorreta,transforma-se em destruição. E foi desta forma que o sumo de uva,mas conhecido como vinho tinto, começou à fazer parte indiretamente da minha vida.

O que era divertido, afrodisíaco,suave, tornou-se escuro, frustrante,pesado,cores atrativas que viraram traumáticas, das quais diariamente destroí momentos, transforma sorrisos em lágrimas, dias em noites, diálogos em monólogos, palavras de carinho em palavras duras, grosseiras, das quais esquecidas no dia seguinte por quem as disse, porém lembradas eternamente por quem as ouviu.
Confio em ti e sei que és capaz.
Com fé em Deus.
By Nicácia Souza

terça-feira, 7 de julho de 2009

Fragmentos do teu corpo




Sua voz me toma por dentro


Teu rosto reascende em meu pensamento


Teus cabelos cacheados tão macios, reluzem em meu corpo, colados ao suor do nosso prazer.


Tuas mãos me decifram, com tal intensidade que me faz tremer [...]






By Nicácia Souza






sexta-feira, 3 de julho de 2009

Nas flores


In Flowers (James Blunt)


Nas Flores



Você é uma borboleta

E quer estar nas flores

E quer conhecerDalai Lama

E alcançar o Nirvana

Porque eu a amo e você me ama

Eu quero apenas estar

Nas flores

Com você

Eu sou uma criança

E eu quero ser um herói em seus braços

Qualquer idiota pode ver

Que não é nada novo

Que eu preciso de você

Porque eu a amo e você me ama

Eu quero apenas que veja

A criança em mim

Há uma borboleta em meu coração

Que vive em mim enquanto estamos separados

Mas é preferível você permanecer comigo

Porque eu a amo e você me ama

E eu quero apenas que você seja a borboleta em mim.

sábado, 6 de junho de 2009

Faz falta.




Acordei pela manhã com o coração apertado, mãos trêmulas, sentindo uma vontade louca de chorar, confesso que fiquei sem entender.Procurei de várias formas decifrar minha agonia,aflição e logo descobrí que só havia uma resposta para isso, SAUDADE.
Saudade do colo da minha mamãe,do abraço apertado do meu pai, dos sorrisos sinceros dos meus sobrinhos, das conversas com meus irmãos [...]
Imediatamente corri em direção ao telefone e liguei, com esperança de ouvir a voz mais doce, sincera, amiga, cúmplice,cheia de amor, que só a nossa mãe possui.
Agora sim , estou de alma restaurada, forças recarregadas, coração leve.
Mãe é sempre nosso melhor remédio.
"O tempo não pode arrancar do pássaro, a sua asa". ( Outono em Nova York)